Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

03/08/2020

RESPONSABILIDADE DO SÍNDICO DURANTE A PANDEMIA

VEJA QUAIS SÃO


Os síndicos são responsáveis por gerenciar os condomínios, e em um momento de pandemia, é fundamental rever as responsabilidades e saber quais são as medidas mais estratégicas para prevenir todos os moradores e colaboradores do condomínio.
Você sabe quais são as responsabilidades do síndico, dos moradores e como melhorar a convivência e garantir a saúde nesse período tão delicado?
Decidimos dar algumas dicas sobre o assunto. Confira! 


Quais são as responsabilidades dos síndicos?
Para conseguir contornar a situação e ajudar os moradores e colaboradores a manterem as melhores práticas dentro dos condomínios, os síndicos precisam assumir novas responsabilidades e coordenar os processos de forma diferente, sempre tomando cuidado e seguindo as normas da OMS, Organização Mundial de Saúde.


1. Reduzir o acesso dos moradores às áreas comuns
Uma das primeiras medidas tomadas pelos síndicos é a redução do acesso dos moradores às áreas comuns. É fundamental que, nesse primeiro momento, áreas como salão de festa, academias e piscinas, por exemplo, estejam fechadas para garantir a saúde e a segurança de todos.


2. Afastar colaboradores que estão no grupo de risco
Se o condomínio possui muitos colaboradores, que atuam nas áreas de limpeza, segurança, manutenção, etc., é necessário fazer uma avaliação de quais estão no grupo de risco e, a partir daí, reduzir a quantidade de funcionários atuando dentro das dependências.


3. Manter uma rotina mais intensa de limpeza 
Um outro cuidado fundamental é manter uma rotina mais intensa de limpeza de todo o espaço, principalmente puxadores, corrimãos e botões de elevador. Essas estruturas são comumente tocadas pelos moradores e precisam ser higienizadas com muito cuidado para aumentar a segurança de todos. 


É importante também reforçar a comunicação com os moradores a respeito dos cuidados básicos nas áreas comuns, como:

·       reduzir o contato com algumas superfícies;

·       manter a distância de outras pessoas;

·       sempre usar máscara;

·       higienizar as mãos antes de sair e após retornar;

·       ter um pequeno frasco de álcool em gel sempre à mão.


4. Reduzir a circulação de animais
Um outro cuidado necessário é reduzir a circulação de animais no condomínio. Sabemos que é de extrema importância passear com os cães no dia a dia para reduzir o stress e garantir a qualidade de vida dos pets.

No entanto, é papel do síndico reduzir essa circulação e ser capaz de estipular, por exemplo, horários para a realização dos passeios, para evitar que várias pessoas saiam com os bichos ao mesmo tempo.


5. Evitar a entrada de entregadores
Além disso, também é necessário evitar a entrada de entregadores de delivery dentro do condomínio. Será necessário criar uma política de encomendas sendo deixadas na portaria, seguidas da busca dos moradores, devidamente protegidos com máscara.

É necessário que todos os moradores e funcionários do condomínio estejam cientes das novas normas e sigam as recomendações corretamente, para garantir a tranquilidade e a segurança de todos que frequentam esse ambiente.


Quais são as responsabilidades dos moradores?

Além dos cuidados necessários tomados pelos síndicos, é necessário que os moradores também se comprometam a cumprir com as medidas necessárias.

1. Cumprir com as determinações do síndico
O primeiro passo é realmente cumprir com todas as determinações do síndico para a boa convivência e bom funcionamento do condomínio.
É fundamental, também, que os moradores estejam de acordo com todas as medidas de segurança e melhores práticas apresentadas pela OMS, Organização Mundial de Saúde, para reforçar os cuidados no dia a dia.


2. Informar sempre que houver suspeita ou confirmação de COVID-19
É de extrema importância que os moradores que estiverem com suspeitas ou confirmação de COVID-19 avisem o síndico e pratiquem o isolamento social extremo.
Nesses casos, é possível inclusive criar uma rede de apoio entre os vizinhos para que, os que estão saudáveis, possam ir ao supermercado e ajudar os vizinhos em risco ou com suspeitas a realizarem suas tarefas na rua.
Uma atitude que está sendo bem comum e é uma excelente maneira de ajudar e colaborar com a vizinha é: pessoas saudáveis se disponibilizando para cumprir com algumas tarefas em ambientes externos para os vizinhos: idas à farmácia e supermercados, por exemplo.


3. Manter o isolamento social
O isolamento social é uma medida extremamente necessária para garantir que você, além de não se contaminar, não contamine outras pessoas, reduza o risco de colapso do sistema de saúde e ajude a reduzir o tempo de quarentena de todo o país.
Por isso, é fundamental que os moradores se mantenham em casa, respeitando as regras do isolamento e saindo apenas para o que for essencial, tomando os devidos cuidados.


4. Quando sair, tomar as medidas de segurança necessárias
Quando for necessário sair, para resolver algo inadiável ou adquirir algo essencial, é de extrema importância que os moradores estejam usando a máscara de proteção, lavem as mãos e mantenham um pequeno frasco de álcool em gel para a higienização das mãos.

Outros cuidados também são fundamentais:

·       lavar a sola dos sapatos que usou na rua, ao chegar em casa;

·       higienizar todos os pacotes e itens comprados com água e sabão, ou álcool 70%;

·       higienizar o celular, as chaves e outros itens de uso pessoal.


5. Manter a higienização da casa
A higienização da casa é fundamental para garantir que a família esteja protegida. Por isso, é importante que os moradores mantenham os ambientes limpos, realizem a limpeza de superfícies, de itens comprados, tenham cuidado com as compras de delivery que chegam em casa e outros detalhes.
As responsabilidades do síndico durante o coronavírus são várias, e os moradores também precisam se atentar para que todos possam fazer sua parte.
As medidas de segurança e boas práticas, previstas pela OMS, precisam ser acompanhadas para que as normas internas do condomínio sigam as recomendações.

Em caso de suspeita de COVID-19, o recomendado é realizar uma triagem online e recorrer ao hospital apenas em casos mais severos. 



FONTE: https://condobox.com.br/blog/responsabilidade-do-sindico-coronavirus/