Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

06/01/2020

PERÍODO DE CHUVAS

Verificar calhas, ralos, geradores e pára-raios podem evitar estragos nos prédios.

Com a chegada do período de chuvas, verificar calhas, ralos, geradores e pára-raios podem evitar estragos nos prédios causados pelos fortes temporais.

O período de chuvas está aí, e para que os temporais típicos de verão não causem estragos à estrutura dos edifícios, nem danifiquem equipamentos, é necessário que os prédios realizem um check-up geral nessa época do ano.

O primeiro passo para que os condomínios se armem contra as tempestades é verificar o estado de conservação de telhados e calhas, para garantir que não se formem goteiras e para que haja o devido escoamento das águas. Outra medida fundamental é verificar se os ralos nas áreas comuns não estão entupidos, principalmente nas garagens, que costumam ser subterrâneas e podem alagar.

Na parte elétrica, recomenda-se especial atenção com os pára-raios, que são obrigatórios em qualquer edificação com mais de oito metros de altura. O sistema deve estar instalado no ponto mais alto da edificação, inclusive acima das antenas. A orientação é para que as instalações dos prédios sejam verificadas pelo menos uma vez por ano, para se observar as condições dos suportes, conexões e aterramento.

Caso o edifício possua geradores de energia, o ideal é testá-los antes do período de chuvas, para que, em caso de qualquer problema, haja tempo de a empresa de manutenção realizar o conserto. A instalação de geradores é recomendada para grandes condomínios, visando garantir a segurança dos moradores e o funcionamento de equipamentos como elevadores e bombas.

Por fim, é importante checar as instalações elétricas do prédio, para evitar problemas como curtos-circuitos em equipamentos no caso de queda no fornecimento de energia.

FONTE: http://www.sindiconews.com.br/noticias-periodo-de-chuvas-requer-atencao-de-condominios-veja-o-que-fazer-para-evitar-problemas-1133.html