Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

22/01/2020

IDEIAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA

35 ideias para colocar em prática no condomínio

Muitas pessoas veem no início de um novo ano a possibilidade de recomeço. Essa é, portanto, geralmente uma época de planejamento.

Que tal planejar, além de realizações pessoais, ações para o condomínio em 2020? Veja algumas ideias que separamos para você colocar em prática no novo ano.

 1. Evitar o desperdício de água

Não é só pela questão financeira, mas pela proteção do meio-ambiente.

Cada vez mais, vemos notícias sobre a falta de água em diversos estados brasileiros, e os condomínios podem (e devem) promover ações para o uso consciente deste bem tão precioso.

O síndico pode promover campanhas de conscientização, por exemplo.

2. Dar novos usos à água

Outra maneira de não desperdiçar a água é reutiliza-la. Muitos condomínios tem apostado em sistemas de captação e reúso de água.

3. Manter a caixa d’água do condomínio em dia

Além do vazamento promover desperdício de água, ele pode acarretar em danos à estrutura da caixa d’água – por isso é tão importante manter a impermeabilização em dia.

O síndico deve estar atento, ainda, à limpeza correta da caixa d’água, para garantir uma água segura para o consumo de todos os moradores.


4. Fazer investimentos que valorizem o condomínio

O síndico é também responsável por manter o condomínio e promover ações que o valorizem.


5. Ter um bom cartão de visitas embelezando a fachada do condomínio

A fachada do prédio é seu cartão de visitas – e uma fachada bonita valoriza o imóvel. Além disso, cuidar da fachada é também uma questão de segurança.

6. Planejar, planejar e planejar

Tudo corre melhor com planejamento, e no condomínio isso não é diferente. Especialmente se há alguma obra que precisa ser feita, quanto antes o planejamento começar, melhor.

7. Manutenção condominial merece cronograma próprio

As manutenções corretivas, por serem emergenciais, acabam custando bem mais caro. Vale muito mais a pena prever os custos com manutenção e evitar surpresas.

Assim, as despesas são provisionadas e o condomínio terá sempre os recursos necessários.

8. Revisar, periodicamente, da cisterna ao telhado

O síndico deve conhecer cada canto do condomínio. Revisando periodicamente as áreas comuns, você poderá verificar se está tudo em ordem, se as normas estão sendo seguidas, e se a estrutura do prédio está sendo mantida como deveria.

Não esqueça de contratar uma empresa especializada para as revisões mais específicas e que devem ser periódicas, como a revisão (com laudo) do para-raios do condomínio, que deve ser realizada a cada 6 meses.

Além disso, a depender da estrutura do condomínio, a lista deve ser maior. Se seu condomínio possui transformador de energia, por exemplo, ele também necessita de atenção.



9. Ficar atento aos detalhes

Diz o ditado que “o diabo está nos detalhes” – e é a eles que o síndico deve voltar a sua atenção.

Com a vistoria constante do condomínio, fica mais difícil ser surpreendido por um vazamento que já esteja afetando a estrutura da edificação, por exemplo.
 
10. Dar a atenção devida à impermeabilização predial

Um dos itens mais negligenciados nos condomínios é a impermeabilização predial.

No entanto, dados apontam que, em todo o país, o percentual de condomínios afetados por problemas de infiltração atinge 80%.

11. Apostar na segurança dos moradores

O condomínio, para ser realmente seguro para todos, precisa muito mais do que sistemas de monitoramento (que, é claro, também são muito importantes).

Existem locais que merecem atenção especial, como é o caso da piscina no verão. Sem algumas regras, ela pode se tornar bastante insegura e ser palco de acidentes.

12. Revitalizar as áreas de lazer

As áreas de lazer do condomínio podem ficar esquecidas diante de tantos afazeres.

 13. Rever o uso das áreas comuns

Muitas vezes os prédios são entregues com áreas comuns que não condizem com o dia-a-dia dos moradores, ou mesmo os hábitos dos condôminos podem mudar.

Além disso, o custo de manutenção de certas áreas pode ser mais expressivo, e não compensar caso a área não seja usada (uma sauna no condomínio, por exemplo, pode não compensar caso não tenha uso).

14. Focar no conforto dos moradores

Pode parecer que seu prédio serve bem a todos os moradores, mas faça-se as seguintes perguntas:

Se um morador do seu prédio sofrer um acidente hoje e precisar depender do uso de muletas e cadeira de rodas, o prédio estaria preparado para recebê-lo?

E se um idoso da sua família precisasse passar uns dias em seu apartamento, o prédio estaria adequado às necessidades dele?

15. Planejar para as férias

Todo ano, seja nas férias de verão ou de inverno, alguns conflitos podem surgir. Com as crianças em casa, e sem o devido planejamento, podem aumentar as reclamações sobre o barulho, além de aumentar o risco de acidentes caso as crianças brinquem em local inadequado.

Para evitar isso, muitos síndicos tem se dedicado a planejar atividades para o período de férias.

Muitas vezes, vale a pena reunir os pais e contratar empresas especializadas, com recreadores que podem ajudar na organização de brincadeiras. Brinquedos podem ser locados também.

Outra ideia é contar com pais voluntários, que possam organizar atividades para a criançada.

Que tal uma aula de culinária no salão de festas? Ou uma oficina de artesanato?

Reunindo os pais, é possível levantar os talentos e as disponibilidades, e criar uma agenda para que o período de férias transcorra da maneira mais tranquila possível.

 16. Manter a garagem em ordem

Se tem uma área que é fonte de atritos em quase todos os condomínios, essa área é a garagem.

17. Gerar renda extra para o condomínio

Você sabia que é cada vez mais comum o aluguel do topo do prédio para a instalação de antenas das empresas de telefonia?

Pode não ser uma tarefa muito fácil, mas gera renda para o condomínio que pode ser utilizada para financiar diversas melhorias.

18. Fazer a manutenção adequada na quadra poliesportiva

As quadras poliesportivas dos condomínios vêm recebendo cada vez mais atenção dos moradores, que têm procurado a prática esportiva no seu tempo livre.

19. Atualizar o regimento interno

Para comportar as novas regras, é importantíssimo manter o regimento interno do condomínio sempre atualizado.

20. Manter a paz entre os condôminos

Com tantas pessoas convivendo em um condomínio, os conflitos infelizmente são comuns.

21. Promover ações que integrem os moradores

Outro ditado popular diz que “é melhor prevenir do que remediar” – e isso pode ser aplicado também quando o assunto é conflito entre moradores.

Que tal, ao invés de se preocupar com os ânimos acirrados nas assembleias, tentar promover ações que integrem os moradores, e criem um clima harmômico no condomínio?

22. Acolher os novos moradores com um kit de boas-vindas

O período da mudança dos novos moradores pode ser o momento ideal para esclarecer as regras do condomínio.

 Muitos síndicos tem apostado em um kit de boas-vindas, que contém: 
  • Ficha cadastral a ser devolvida para o síndico (aproveitando para coletar os dados dos novos moradores, para envio de informativos e cobranças, por exemplo);
  • Lista de contatos (com meios de comunicação com o síndico, subsíndico, administradora e também com os nomes e funções dos funcionários do condomínio, além de contatos emergenciais, como a empresa de manutenção de elevadores, por exemplo);
  • Cópia da Convenção Condominial e
  • Cópia do Regimento Interno.
 

Você pode, ainda, adicionar campanhas de conscientização sobre o uso da água, ou ainda esclarecimentos sobre a importância da participação nas assembleias.

Dessa forma, os moradores sentem-se acolhidos, e já passam a conhecer as regras e particularidades do condomínio (facilitando, e muito, a vida do síndico).

 23. Dar atenção à sustentabilidade

Se tem algo que merece cada vez mais atenção é a sustentabilidade.

24. Entender as atribuições do síndico

Se você é um novo síndico, é essencial que entenda as atribuições do síndico, para desempenhar suas funções de maneira adequada.

Além disso, é de suma importância que você conheça a Convenção Condominial para desempenhar suas funções de acordo com as regras do seu próprio condomínio.

 25. Entender os direitos do condomínio

Seu condomínio é novo e está apresentando problemas construtivos?

26. Ficar por dentro da legislação

Além de entender suas atribuições, e também da administração do condomínio, um bom síndico deve estar informado sobre a legislação.

27. Manter-se sempre bem informado

A legislação está sempre sendo atualizada, e a vida condominial está em constante mudança.

Novos serviços surgem, novas oportunidades aparecem para os condomínios, e o síndico deve estar sempre atento às novidades.

Além disso, administrar um condomínio requer uma série de conhecimentos.

Para se manter sempre por dentro das novidades, você pode assinar a nossa newsletter semanal, e receber nossos artigos por e-mail.

28. Valorizar a comunicação

Conversando, todo mundo se entende.

No entanto, muitas vezes, com a correria do dia-a-dia, a comunicação no condomínio fica prejudicada.

 

Procure, no novo ano, estabelecer um canal de comunicação com os condôminos para que eles saibam o que está acontecendo em sua gestão, dando mais transparência à administração do condomínio.

Isso pode evitar uma série de problemas e desentendimentos.


29. Criar campanhas e enviar informativos

Diversos especialistas sugerem que os síndicos enviem um breve informativo periódico para que os condôminos se informem sobre o que está acontecendo no condomínio.

Aproveite para, nestes informativos, inserir campanhas importantes para a vida condominial – como o combate ao Aedes Aegypti, em especial no verão.

30. Fazer parcerias

Que tal, em 2020, focar em parcerias que beneficiem tanto os condôminos quanto os negócios locais?

Não é de hoje que muitos síndicos vem negociando parcerias que trazem ganhos comuns.

Algumas iniciativas que podem ser tomadas são:


  • Feira livre no condomínio: com os cuidados necessários (aprovação em assembleia, criação de regras claras e redação de um contrato com o representante legal dos feirantes são alguns deles), muitos síndicos estão trazendo feiras para dentro dos condomínios, fazendo com que os moradores ganhem em praticidade e tempo, e gerando oportunidade para o desenvolvimento de pequenos negócios locais. O tema das feiras varia muito: produtos orgânicos, frutas e verduras, flores, laticínios e até food trucks. Os moradores é que decidem suas prioridades!
 

  • Descontos com negócios locais: essa dica veio de um de nossos leitores (Tem uma dica também? Conte para a gente nos comentários!). Que tal procurar os negócios locais mais usados pelos moradores e firmar parcerias em que o negócio ofereça descontos àqueles que moram no condomínio? Vale para estacionamentos, lavagens automotivas e muito mais. Converse com os moradores e levante quais negócios podem beneficiar a todos!
 
31. Ficar atento às unidades

Ser síndico pode ser muito recompensador, mas exige bastante dedicação.

32. Focar na manutenção

Para que as estruturas não se deteriorem, é preciso que haja um programa de manutenção.

33. Colocar as obras em votação e provisionar fundos para elas

Relativo às obras em áreas comuns, de responsabilidade direta do síndico, preparamos alguns materiais.

O ideal é que, sempre que possível, as obras sejam debatidas e aprovadas em assembleia para evitar possíveis disputas judiciais.

34. Somar forças com os moradores para que as obras saiam como planejado

O síndico sozinho pode não dar conta de tudo, especialmente quando há obras no condomínio.

Isso porque, com o início das obras, as outras atribuições do síndico não param.

Uma dica para os síndicos em 2020 é somar forças com os moradores, criando uma comissão de obras.

35. Contratar bons profissionais

Nada pior do que uma obra que não termina nunca, não é mesmo?

Para se prevenir de tantos problemas que podem ocorrer durante as obras no condomínio, existe uma dica que é fundamental: contratar profissionais sérios, com experiência e que entreguem um trabalho de qualidade.

Já imaginou descobrir, no meio da obra, que os funcionários da empresa contratada não são registrados? Ou então, que a empresa não tem condições financeiras de arcar com a garantia oferecida?

FONTE: https://fibersals.com.br/blog/35-ideias-para-colocar-em-pratica-no-condominio-em-2019/