Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

05/05/2020

HOME OFFICE

6 Dicas de home office

A pandemia do Coronavírus fez com que o home office, formato de trabalho em que o escritório fica em casa, se tornasse a única opção para que muita gente pudesse seguir trabalhando. A necessidade de isolamento pegou bastante gente de surpresa, inclusive quem nunca havia experimentado realizar o expediente sem sair do lar. 

Para que esse período de mudanças e adaptação não comprometa a qualidade do seu trabalho ou a sua saúde, é importante tomar alguns cuidados nessa nova rotina. Selecionamos 6 dicas que vão ajudar você a viver esse período no melhor escritório que a (sua) casa oferece.

 

1 – Se possível, escolha um espaço só para o trabalho. Nem todas as casas oferecem cômodos suficientes para que você possa montar um escritório privado, mas escolher o ambiente menos movimentado da casa já é de grande ajuda para evitar distrações. E, a não ser que seja sua única opção, trabalhe longe de lugares que geralmente estão ligados a descanso ou lazer, como a cama e o sofá. Eles prejudicam a produtividade e a coluna. Uma mesa na altura certa e uma boa cadeira têm muito valor. 

 

2 – Determine horários. Não é porque o escritório virou a sua casa que você não precisa mais cumprir o horário do expediente. Pelo contrário: estabelecer as janelas de tempo em que você vai trabalhar e descansar ajuda você a se manter produtivo(a), principalmente se você conseguir planejar as horas que vai dedicar a cada atividade. 

 

3 – Concentre-se, mas faça intervalos. Ainda não sabemos quanto tempo a quarentena vai durar no Brasil, portanto é importante tornar esse período o mais leve possível. Levante-se, faça alongamentos, alimente-se, circule um pouco pela casa, beba água e, é claro, lave as mãos. Fale com outras pessoas por mensagem, ligação ou até com os vizinhos pela janela. Tente ter uma rotina normal, porém isolada. 

 

4 – Tire o pijama. Você não está de férias. Não é porque seus colegas não estão na mesa ao lado que trabalhar de samba-canção é aceitável, não é?! Levante-se com tempo suficiente para tomar banho, se vestir, tomar café da manhã e realizar qualquer outra rotina que costuma fazer antes de sair de casa. Quando terminar, não vai nem precisar encarar  trânsito para chegar no seu emprego.

 

5 – Converse com o seu time. Trabalhar de casa não precisa ser sintoma de solidão. Inclusive, é importante lutar contra ela e estimular a união entre os colegas, mesmo de longe. Por isso, incentive os colaboradores a fazer reuniões por videoconferências, não apenas ligações. Interaja com quem está no mesmo time que você: tire dúvidas, pergunte como estão – se aproxime, do jeito que é possível agora! 

 

6 – Planeje o dia das crianças. Se você tem filho(s), deve estar encarando o desafio de trabalhar em casa e ainda cuidar das crianças, que estão com as aulas suspensas em todo o país. Para tornar esse malabarismo um pouco mais fácil, planeje as atividades das crianças com antecedência e informe a elas pela manhã. Criando essa rotina, você aumenta as chances de manter elas no roteiro que vocês combinaram para aquele dia.

FONTE: http://blog.townsq.com.br/home-office-6-dicas-para-trabalhar-de-casa-durante-a-quarentena/