Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

25/01/2020

CASA CONECTADA

Casa conectada promete mudar a sua rotina.

O brasileiro tem uma ligação muito forte com o celular e a internet. Prova disso é a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada em dezembro de 2018, que mostrou que 69,8% dos cidadãos do país têm conexão com a internet, o correspondente a quase dois terços da população.

A mesma pesquisa mostrou que os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso à internet no país, com 97% dos usuários utilizando celulares para se conectar. Essa intensa relação fica evidenciada com o levantamento feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, publicado em julho de 2018, que mostrou que o brasileiro passa, em média, nove horas e 14 minutos online todos os dias. 

Porém, a tecnologia avança rapidamente e empresas nacionais e multinacionais lançam muitas novidades em um mercado altamente competitivo. Uma das curiosidades, principalmente de quem assiste a filmes e séries, é descobrir em que momento os recursos tecnológicos utilizados na ficção vão entrar de vez em nossos lares e nos auxiliar em tarefas do cotidiano. 

O Google Brasil apresentou nesta segunda-feira (15), em São Paulo, a 'Casa Conectada', e o Estado de Minas foi convidado, com exclusividade em Minas Gerais, a conhecer todas as novidades. A maior delas é que, a partir de agora, a população brasileira poderá utilizar aparelhos de áudio, vídeo, iluminação, entre outros, apenas com um simples comando de voz. Ou seja, o sistema "Google Assistente", que já existia em celulares com Android e IOS desde 2017, já é capaz de acender e apagar luzes, ligar a TV, adicionar um alarme, fechar a cortina, ler notícias, entre inúmeras possibilidades, tudo isso falando em português. 

Com o aplicativo Google Home instalado no celular, as pessoas poderão usar o comando 'Ok, Google' e facilitar consideravelmente suas tarefas do dia a dia. Para isso, basta configurar, gerenciar e controlar o dispositivo que esteja conectado em sua casa. Hoje, ao menos 10 marcas já possuem à venda produtos integrados ao assistente virtual do Google.

De acordo com Maia Mau, Head de Marketing de Parcerias do Google, o grande objetivo dessa tecnologia é nós auxiliar desde quando acordamos até a hora de dormir. "Pelo fato de o Google receber bilhões de buscas todos os dias, o assistente é capaz de aprender e responder o que o usuário quer. Ele entende sua rotina, seus hábitos e sua localização para lhe dar a melhor resposta", explica. 

Segundo o Google Brasil, a expectativa é de que até 2021, cerca de 327 milhões de residências no mundo tenham ao menos um aparelho conectado. Atualmente, essa tecnologia está presente em 80 países. "Finalmente chegou o momento que vai mudar a forma de agirmos em nossos lares. Nós buscamos uma casa que cuida das pessoas, que seja prestativa, pessoal e plural", afirmou Alessandro Germano, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina do Google.

O Estado de Minas testou os produtos da "Casa Conectada". Com o assistente ativado no celular, o morador deve dizer: "Ok, Google" e, em seguida, dar o comando da ação desejada. Na casa foram utilizadas caixas de som portátil, mas as ações podem ser feitas sem o aparelho.

Com uma rede Wi-Fi conectada à TV, por exemplo, você poderá escolher filmes, séries e vídeos sem o uso do controle remoto. Em cortinas, máquinas de café, microondas, é necessário o uso de um plug inteligente, encontrado em casas de material de construção.


FONTE:https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2019/04/15/interna_tecnologia,1046491/casa-conectada-chega-ao-brasil-e-promete-mudar-sua-rotina-veja-como.shtml