Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

23/11/2020

BOA GESTÃO DO SEU CONDOMÍNIO

Função de síndico deve ser levada a sério

Confira algumas dicas para uma boa gestão do seu condomínio

Uma das tarefas mais complexas de quem atua na área da administração é realizar a boa gestão do condomínio. É cada vez mais comum que profissionais liberais, com formação superior, em cargos de gerência em suas respectivas empresas, se tornem também síndicos dos condomínios onde moram. Isso acontece porque a complexidade dessa tarefa tem aumentado muito.

Um indício desse novo tipo de profissional que vem ganhando espaço é o número cada vez menor de reeleições para síndico. De janeiro a abril deste ano, 35% dos condomínios no estado de São Paulo elegeram novos síndicos, contra 30% em 2015, como aponta pesquisa realizada pela administradora Lello.

Um bom síndico deve realizar uma boa gestão do condomínio

Entre as atribuições deste profissional, como consta no artigo 1.348 do Código Civil, está o de representar, cumprir e fazer com que os moradores respeitem a convenção. Mas também o de salvaguardar partes comuns do empreendimento, convocar assembleias, elaborar orçamentos e receitas anuais, e conferir o pagamento das taxas dos condôminos.

Como se observa, são diversas as tarefas que o síndico tem que acompanhar no cotidiano do condomínio e, ainda, aliar com as atividades do seu trabalho regular. Até por isso, manter uma boa equipe de colaboradores é peça fundamental para o bom andamento do condomínio.

A tecnologia a favor da boa gestão do seu condomínio

Com os avanços da tecnologia, o síndico moderno pode administrar o condomínio por meio da internet, pelos diversos aplicativos que possibilitam a sua gestão por uma tela de celular. No entanto, a presença física do síndico ainda é indispensável para solucionar problemas corriqueiros, sobretudo nas áreas comuns, como vagas de garagens, o respeito à lei do silêncio, segurança e possíveis discussões entre condôminos.

Nos dias atuais é imperativo, caso o condomínio pense em uma administração moderna, enxergá-lo como uma verdadeira empresa. Possuir uma gestão competente, eficiente e segura faz do seu condomínio um lugar melhor para você e para os seus vizinhos.

Veja algumas dicas para uma boa gestão do seu condomínio:

Preze pela organização
Quanto mais organizado for o seu condomínio mais fácil será administrá-lo. Por isso, se você tiver facilidade com a tecnologia, procure por aplicativos de gestão de condomínio para auxiliá-lo. Se não for o seu caso, mantenha em dia documentos importantes e observe as datas de manutenção dos equipamentos do edifício.

Manutenção em dia
Um síndico bem organizado não esquece a manutenção de nenhum equipamento do condomínio. Observe as áreas comuns do empreendimento como jardins, calçadas, playgrounds, escadas, elevadores e os itens de segurança que são obrigatórios por legislação estar em dia.

Seja receptivo aos elogios e às críticas
Um síndico moderno deve saber ouvir os outros. O reconhecimento de um bom trabalho é algo que sempre nos engrandece. Porém, saber entender as críticas e crescer com elas é essencial para alcançar a maturidade profissional.

Delegue algumas tarefas básicas
Você pode até delegar algumas tarefas, caso seja necessário. Para isso, crie conselhos, com ajuda dos condôminos, que irão lhe auxiliar na gestão do condomínio em assuntos como limpeza e conservação, por exemplo.

Tenha o controle financeiro de sua gestão
Na função de síndico você só está administrando o dinheiro do condomínio. Por definição, um dinheiro de todos que moram no empreendimento. É obrigação do síndico prestar contas dos gastos de sua gestão. Pode, inclusive, responder criminalmente por uma má gestão. Por isso, uma boa administração preza pela transparência.

Conte com a ajuda de assessores nas áreas jurídica e contábil
Em um condomínio existem diversas obrigações tributárias e jurídicas. O síndico não precisa saber de tudo isso. Mas é obrigação do gestor escolher um escritório competente para ajudar em questões inerentes à administração. 

Valorize o seu síndico
Por fim, tenha orgulho de ser síndico. Mesmo que seja uma função cada vez mais complexa e extenuante, o gestor é o responsável direto pelo patrimônio dos moradores e do bem-estar de todos. Portanto, é um posto extremamente estratégico para o cotidiano do condomínio.


FONTE: https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/boa-gestao-do-seu-condominio/